top of page

FILOSOFIA ORIENTAL

A filosofia oriental é a filosofia desenvolvida nos países da Ásia Oriental e do Oriente Médio, como Índia, Irã, China, Coreia e Japão, além da filosofia islâmica e da filosofia judaica.

 

Filosofia ocidental x filosofia oriental

Geralmente, a filosofia "oficial" é a filosofia desenvolvida na Europa e, mais recentemente, nos Estados Unidos. Porém esta é uma forma discriminatória de se conceber a filosofia, pois esta atividade também é desenvolvida com muita profundidade em outros pontos do mundo, como na Índia e China, por exemplo. Apesar de também poder ser chamada de "filosofia", a filosofia oriental guarda, no entanto, algumas características distintas em relação à filosofia ocidental.

 

A utilização de línguas com estrutura totalmente diferente em relação às línguas ocidentais, por exemplo, gera uma visão de mundo oriental bem distinta em relação à visão de mundo ocidental. A filosofia oriental também não marca de modo tão nítido oposições que caracterizam a cultura ocidental, como inteligível x sensível, divino x humano, cultura x natureza, mente x corpo, espírito x matéria e lógico-racional x estético-intuitivo.

 

Há quem discuta se a herança que os gregos receberam dos orientais com os quais tinham contato deu origem à filosofia. E há quem afirme que o que falta é informação sobre o oriente: "Há, segundo penso, muitas concepções errôneas sobre a filosofia oriental, pois nem toda ela é de orientação mística e religiosa." Além disso, é possível citar pensadores do oriente que são amplamente conhecidos, como Sidarta Gautama (563-483 a.C.), Confúcio (551 – 479 a.C., Avicena (980-1037) e Averróis (1126-1198), e obras clássicas orientais como A Arte da Guerra (século IV a.C.) e o Tao Te Ching (350-250 a.C.). Muitos filósofos argumentam que o que ocorre é uma "visão centrada no próprio umbigo"ː no caso, voltada exclusivamente para a produção filosófica realizada na Europa e, mais recentemente, nos Estados Unidos. Quando, na verdade, também se produz muita filosofia de qualidade fora desse círculo "oficial".

 

As correntes filosóficas do oriente, em sua grande maioria, se confundem com as religiosas. Entre elas temos: Budismo, Confucionismo, Taoísmo, Hinduísmo, Zoroastrismo, Jainismo, Xintoísmo, Zen, Judaísmo e Islamismo.

ocidente_x_oriente3.jpg
bottom of page