top of page
Anchor 18
NOVO LOGO PROJETO YOGIN.png

UM SÁBADO POR MÊS OFERECEMOS O "VIVENCIANDO O YOGA"; UMA PRÁTICA ESPECIAL PARA VOCÊ QUE QUER CONHECER O YOGA OU QUER INCREMENTAR A SUA PRÁTICA.

                                          E VEJA A PROGRAMAÇÃO.

PROF. ROBERTO NOGUEIRA

Prof. de Yoga, Fisioterapeuta, Terapeuta Holístico

Yogi raios de luz.jpg

No mundo de hoje, ser dotado de uma percepção mais clara e 

elevada - para suportarmos as pressões impostas pela alta tec-

nologia da vida moderna das grandes metrópoles tornou-se 

quase que uma obrigação.  Para tal, o estado de integração e de

se sentir centrado em si mesmo é o caminho.  E uma das grandes

jóias que dispomos para integrar o tríplice aspecto do Ser (físico,

psíquico e espiritual) é a filosofia de vida e as práticas do Yoga.  

E, o que é Yoga?  Seria um modismo?  Um esnobismo?  Seria talvez uma 

ginástica especial?  Uma terapia, uma religião?   Não.  Yoga é uma Filosofia

de Vida, uma forma saudável de sentir, pensar,  falar e agir no seu dia, na sua 

relação consigo mesmo e com todos ao seu redor. Yoga é a sua síntese vital interior. 

 

Poderíamos definir Yoga de várias maneiras, como:

     - Uma forma de se atingir estados de consciência superiores e paz na vida;

     - Um conjunto de práticas de atitude saudável e de conduta ética que visam a integração do Ser com sua Felidade, seu Divino,          já existente no seu interior;

     - A união do Ser Humano com Deus, liberando a pessoa das prisões do mundo: suas angústias, medos e bloqueios;

     - A realização de uma perfeita e completa autonomia de ser a sua verdade, essencial e divina, de existir com Luz;

     - A liberação do homem do sofrimento no seu viver.

 

Enfim, o Yoga é uma sabedoria milenar que se torna cada vez mais útil ao homem do século XXI, com todos os seus questionamentos, males e padrões de comportamento destrutivos. O CÍTARA, como uma página de estudo, oferece o PROJETO YOGIN com diferentes práticas aos seus alunos, além do estudo aprofundado de cada técnica, sua filosofia e seus valores espirituais.

O QUE É YOGA?

Anchor 30

Para saber mais sobre o

PROJETO YOGIN

SÉRIE 4V - YOGIN.png
SÉRIE_11V_-_YOGIN.png
SÉRIE_19V_-_YOGIN.png
SÉRIE 2V - YOGIN.png
SÉRIE_18V_-_YOGIN.png
SÉRIE_13V_-_YOGIN.png
SÉRIE 6V - YOGIN.png
SÉRIE 1V - YOGIN.png
SÉRIE_12V_-_YOGIN.png
SÉRIE 5V - YOGIN.png
SÉRIE 8V - YOGIN.png
SÉRIE 4V - YOGIN.png
SÉRIE_17V_-_YOGIN.png
SÉRIE PV - YOGIN.png
SÉRIE_16V_-_YOGIN.png
SÉRIE 7V - YOGIN.png

  CONHEÇA AS CARACTERÍSTICAS E BENEFÍCIOS DAS PRÁTICAS OFERECIDAS NO PROJETO YOGIN 

YOGA SUKSMA VYAYAMA

 

Esta prática tântrica trabalha o desen-volvimento, a harmonização e a inte-gração da personalidade humana, nos diferentes níveis de manifestação dos padrões energéticos estabelecidos pelo Ser, através dos diversos campos de energia.

 

O Yoga Suksma Vyayama é uma série regular de exercícios ritmados onde músculos, articulações, respiração, coordenação e concentração são trabalhados para integrar corpo, mente e espírito. Esses exercícios facilitam a eliminação de três fluidos - vata (gases), pitta (biles) e kapha (muco) - que se acumulam no organismo e bloqueiam a passagem do sangue, dos estímulos nervosos, do fluxo alimentar, das trocas respiratórias e, nos níveis sutis, do prana (energia vital).

HATHA YOGA

 

Prática coletiva semelhante a Yogaterapia, onde utilizamos uma automassagem breve para despertar o corpo e desbloquear a energia sutil. De acordo com a escola tântrica, usamos a prática de kriyas, bandhas, asanas, pranayamas como na prática indi-vidualizada, além de yoga-nidra, que aprofunda o nível mental e nos faz alcançar estados de consciência pura, promovendo a paz, a alegria e o bem-estar.

YOGATERAPIA TÂNTRICA

 

Estão organizadas de modo a desobstruir os canais da energia sutil e promover a energização dos centros vitais.   De acordo com o Tantra, o ser humano está representado energeticamente pela rede de nadis e chakras distribuídos pelo corpo sutil. Esta energia se manifesta e se desenvolve tanto na natureza como no homem. Quando os chakras estão adequadamente energizados e os nadis de­­so­­bs­truídos, demonstramos equilíbrio nos aspectos masculino/feminino, racional/emocional e material/espiritual. O praticante vive na ple­nitude de sua personalidade integrada e equilibrada, descobrindo a felicidade que já é, mas não reconhecia. Fica assim, capacitado a entrar em contato com a sua essência.  Para promover esta energização, utilizamos diversas técnicas, conforme a escola tântrica :

YOGA NAMASKARA

 

É uma prática voltada ao desenvol-vimento das saudações (Namaskara). As saudações são práticas do Yoga, nas quais se fazem as posturas (asanas) em uma seqüência encadeada, formando uma coreografia ou composição (vinyasa). No decorrer das aulas, desenvolvemos as seguintes saudações:

 

1. Saudação à Terra (Bhurnamaskara) – para ativar o centro da base;

 

2. Saudação à Lua (Chandra Namaskara) – para ativar o centro da pelve;

 

3. Saudação ao Sol (Surya Namaskara) – para ativar o centro do abdômen;

 

4. Saudação do Guerreiro (Virabhadra Namaskara) – para ativar o centro do coração;

 

5. Grande Saudação (Maha Namaskara) – para ativar o centro da garganta.

 

Iniciamos a prática, fazendo a limpeza dos canais sutis, através de uma intensa série de respirações e movimentos próprios para purificar e abrir os ca-nais. Em seguida, fazemos de 4 à 5 séries de uma única saudação. Pois, em cada aula nos dedicamos a uma saudação.  Ao final, sentamos e meditamos por 15 minutos.

Kuruntha: prepara o aluno para as posturas do Yoga, utilizando cordas fixadas em argolas na parede para trabalhar o alongamento, a força e o tônus muscular de forma lúdica e desafiadora;

 

Namaskaras: Saudações ao Sol, à Lua, ao Guerreiro, à Terra (veja acima)

 

Pavana Muktasana: uma sequência de movimentos e posturas que irão libertar o fluxo de ares vitais do corpo. São movimentos simples e fáceis de serem executados, ainda assim, muito eficientes para regular aquilo que na Índia se conhece como humores: mucosidades das vias respiratórias (kapha), gases corporais (vata) e acidez ou bílis (pitta), ou seja, os três biotipos (doshas) que definem os diferentes aspectos da personalidade de cada um.

 

Asanas: energizam os chakras, através de posturas;

 

Kriyas: desobstrui os canais da energia sutil;

 

Pranayamas: ativam a circulação da energia dos chakras pela respiração;

 

Bandhas: dirigem a energia para certas áreas corporais, através de contrações musculares;

 

Mudras: estimulam os chakras, através de gestos de atuação psíquica;

 

Dharana Yantra: estimulam e desobstruem os canais profundos, atuando nos aspectos

subjetivos do Ser, através de visualização de formas geométricas com concentração.

 

Como cada aluno tem sua necessidade própria, com suas deficiências e aptidões, optamos por um trabalho individualizado onde cada um tem seu programa de prática e compartilha o horário com outros alunos para se trabalhar. Desta forma, marcamos inicialmente uma entrevista onde registramos sua principal queixa e analisamos a energia de seus chakras através de um mapeamento, para que possamos desenvolver uma prática adequada. Periodicamente, conforme a evolução da prática, remarcamos uma avaliação para uma eventual mudança de programa terapêutico.

YOGA NIDRA

 

Originária do Tantra, esta técnica conduz o praticante a um relaxamento consciente. Para o Yoga, relaxar não é dormir, nem muito menos entregar-se aos devaneios da mente enquanto descansa numa confortável cama ou poltrona. Nossas inúmeras portas sensoriais nos distraem, nos excitam, nos emocionam, enfim, nos estressam e nos impedem de alcançarmos um estado profundo de relaxamento e que ainda vai muito além disto. A prática do Yoga Nidra leva seu praticante ao campo do Eu profundo: o campo do conhecimento puro, da infinitude, da eternidade e da correlação pura.

 

Nidra significa “sono” e, portanto, Yoga Nidra é a prática que nos leva a um estado profundo de freqüência das

ondas cerebrais, que se assemelha ao do sono. A diferença é que estamos conscientes. Seu método induz ao

relaxamento profundo, ou seja, a este estado de “sono consciente” tanto do organismo físico, como do psíqui-

co, alcançando suas estruturas mais sutis – o campo da causalidade ou intencionalidade. Isto quer dizer que 

vencemos as barreiras da mente consciente e da mente subconsciente, mergulhando no vasto campo do supra-

consciente.

 

Seu método começa com uma simples indução de relaxamento físico, diminuindo a abertura das portas de entrada sensoriais até direcioná-las para dentro (pratyahara). Neste momento criamos na mente um propósito positivo para a nossa vida; algo que nos mova em direção à luz. Continuando com uma indução da consciência a perceber partes do corpo, seu funcionamento e sensações internas, preparamos a mente para explorar áreas cada vez mais profundas. Concluindo esta etapa, iniciamos as visualizações para que, através desta técnica ultrapassemos os mecanismos bloqueadores da mente concreta e racional, e mergulhemos no potente campo do inconsciente. Agora, retornamos ao nosso propósito inicial. Repetimos este propósito algumas vezes e encerramos a prática, fazendo um retorno gradual ao estado de vigília.

bottom of page